As Fases da Lua no Mapa

As Fases da Lua no Mapa

Existem muitas formas de dividirmos as fases lunares. ​Diferentes tradições dividiram as fases da Lua por três (nova, cheia, minguante), quatro (nova, quarto crescente, cheia, quarto minguante), oito (nova, crescente, quarto crescente, gibosa, cheia, disseminadora, quarto minguante, balsâmica), 27 (os Nakshatras da Astrologia Védica) e 28 (dias do mês lunar).

Eu pessoalmente uso tanto o sistema das oito luas quanto dos Nakshatras em minha prática. Hoje vamos conversar um pouco sobre o sistema das 8 fases, cada uma ocupando 45 graus no zodíaco (os graus listados abaixo medem a distância em que a Lua se encontra a partir do posicionamento do Sol):

*Lua Nova (0-45 graus)

Palavras-chave: exploração, instinto, entusiasmo, começos.

Estágio: embrionário

Semeamos em um novo solo, ainda sem a certeza dos frutos que virão…

Com impulso e entusiasmo, esta Lua, ainda com pouca luz, marca um ciclo de descobertas e contínua exploração sobre si e o mundo a sua volta. O indivíduo com esta Lua, cresce por diferentes caminhos, mudanças de rotas são bem-vindas, pois no fundo o que a alma almeja é aprender através do que é novo. Com leveza e jovialidade, esta Lua traz uma gama de experiências que trarão para a pessoas novos significados sobre si, os outros e o mundo.

*Lua Crescente (45-90 graus)

Palavras-chave: progresso, confiança em si, dar forma, ativação.

Estágio: infância

As sementes germinam e começamos a ver o crescimento daquilo que plantamos…

Com força de ação e determinação, esta Lua, já com alguma luz, marca um ciclo de crescimento e progressos, onde começamos a ver com mais clareza o resultado de nossos esforços. Indivíduos com esta Lua, são voltados para a ação, se colocam vários objetivos e a nível de alma buscam viver mais plenamente um sentido de independência e confiança nas suas capacidades. Os desafios são bem-vindos para esta Lua, pois ela reconhece que para que exista crescimento, deve existir empenho e dedicação para que, no final, um sentimento de força e potência seja estabelecido.

*Quarto Crescente (90-135 graus)

Palavras-chave: motivação, tensão, manifestação, energia

Estágio: adolescência

O crescimento progride e nos sentimos com força para vencer os obstáculos…

Com a vitalidade de um adolescente e uma certa impulsividade, esta Lua, ainda com mais luz, marca um ciclo de enfrentamentos e resoluções, onde amadurecemos a confiança em nós próprios e nos sentimos capazes para lidar com os diferentes obstáculos que se mostram no caminho. Dotada de força emocional e iniciativa, esta Lua representa um ciclo em que, a nível de alma, busca-se ser desafiado, para que se ganhe confiança em si e nos seus próprios recursos internos. Quando aprende a direcionar a sua energia para aquilo que é realmente verdadeiro para si, esta Lua manifesta os seus maiores objetivos e intenções.

*Gibosa (135-180 graus)

Palavras-chave: aperfeiçoamento, ajustes, florescimento, consciência

Estágio: adulto jovem

E os frutos finalmente crescem…

Com maior maturidade e consciência de suas próprias habilidades e recursos internos, esta Lua, já mais iluminada pelo Sol, marca um ciclo de maior clareza quanto os seus propósitos e sobre aquilo que se quer expressar. Nesta maior consciência, pode haver também uma maior autoavaliação e autocrítica, o que é uma parte natural deste processo de aprimoramento e esta Lua, a nível de alma, reconhece que só crescemos quando fazemos mudanças e ajustes em nós mesmos. Quando o indivíduo escuta estas críticas internas e acolhe o seu desejo de autodesenvolvimento, ganha uma maior capacidade de expressão e autoaperfeiçoamento.

*Lua Cheia (180-225 graus)

Palavras-chave: auge, potência, prazer, luminosidade

Estágio: adulto

E então colhemos pelo que plantamos…

No ápice da sua expressão, esta Lua, na sua fase mais iluminada, simboliza um ciclo de florescimento e usufruto daquilo que semeamos no passado. Representa que, nesta jornada de vida, existem muitos aspectos de seus propósitos que já foram amadurecidos o suficiente, e que agora estão prontos para se fazerem visíveis e se expressarem. Com generosidade e autoestima, esta Lua deseja se fazer vista e existe um forte sentido de merecimento por isso, já que na sua memória, sabe o quanto caminhou para que chegasse este momento. Se este é um momento de completude, é também de integração, em que estamos prontos para abraçar as polaridades femininas e masculinas, representadas pela oposição do Sol e da Lua.

*Disseminadora (225-270 graus)

Palavras-chave: processar, aceitação, retribuir, difundir

Estágio: adulto maduro

Momento pós-colheita, em que oferecemos os resultados pelo trabalho que fizemos…

Na sua fase disseminadora, a Lua é dotada de autoconhecimento e compreensão do passado. Deixando um pouco da sua luz para trás como um símbolo de entrega das expectativas e aceitação pelo que foi vivido. É hora de colocar as experiências vividas na balança e refletir sobre as aprendizagens colhidas através destas. Com o espírito de um professor, filósofo ou sábio, está Lua está pronta para disseminar, comunicar e espalhar a sabedoria que adquiriu.

*Quarto Minguante (270-315 graus)

Palavras-chave: entrega, desconstruir, ressignificar, autenticidade

Estágio: maturidade

Os frutos e as folhas caem e chega o momento de renovação…

Nesta fase, a Lua tem a sua luz e energia diminuída, marcando um ciclo de afastamento e desidentificação daquilo que foi vivido no passado… este pode ser um processo doloroso, de deixar o ego para trás…as crenças sobre nós próprios e sobre o mundo. Mas neste processo, alcança-se uma maior autenticidade, em que nos reconectamos com uma parte mais profunda de nós próprios, imaterial, atemporal. Quando cultiva o desapego e a entrega, esta Lua aprende a dançar com os ritmos da vida e do nosso universo e, deixando ir, deixando vir, encontra a si.

*Balsâmica (315-360 graus)

Palavras-chave: libertação, fechamentos, transmutação, renúncia

Estágio: velhice

E os frutos maduros, desintegram-se e voltam a fazer parte da matéria…

Esta é a última fase da Lua, em que esta começa a deixar toda a sua luz para trás, com o propósito de fechar mais um ciclo. A nível de alma, está Lua reconhece que chegou o momento de se libertar do passado, de relações, conexões, experiências que não mais lhe servem…é momento de mudanças, de se despreender daquilo que não faz mais sentido no seu caminho, para que assim possa criar um novo futuro. Existe uma forte realização de si como indivíduo, daquilo que realmente importa. Quando se liberta do medo da mudança, esta Lua vive um ciclo de profunda transformação, que lhe permitirá renascer em um novo futuro, de forma renovada.

Por Maria Augusta Seewald

×