Tanto a Astrologia quanto o Ayurveda – que significa “ciência da vida” e é o mais antigo sistema de saúde do mundo – são conhecimentos com base no estudo dos elementos da natureza.
A Astrologia Védica nos ensina a identificar o Dosha (constituição ayurvédica) através do mapa da pessoa.
Astrologia e Ayurveda podem ser, assim, integrados nos trazendo um entendimento profundo sobre a nossa saúde, sobre as nossas tendências de desequilíbrios e como podemos preveni-los.
No Ayurveda temos três Doshas, ou humores biológicos:
Pitta (Fogo + Água): é leve, oleoso, quente e penetrante. Governa a força muscular, o fogo digestivo, a vitalidade e a imunidade. No aspecto psicológico, Pitta é intenso, caloroso, ambicioso e determinado. Emoções “quentes” como a raiva e a paixão também estão sob domínio de Pitta.
Vata (Ar + Éter): é leve, seco, frio e áspero. Governa o movimento, o Prana, a respiração e o sistema nervoso. No aspecto psicológico, Vata é criativo, sútil, expansivo e pode tender à instabilidade, irregularidade e excesso de movimento.
Kapha (Água + Terra): é pesado, oleoso, frio e suave. Governa as estruturas do corpo (ossos e articulações), a hidratação celular e a lubrificação corporal. No aspecto psicológico, Kapha é compassivo, paciente e amoroso. Pode tender à letargia e estagnação.
Na visão da Astrologia:
Áries, Leão, Escorpião e Sagitário são Pitta.
Gêmeos, Virgem, Libra, Capricórnio (Vata/Pitta) e Aquário são Vata.
Touro, Câncer e Peixes são Kapha.
Em relação aos planetas:
Sol e Marte são Pitta.
Mercúrio e Saturno são Vata.
Lua, Vênus e Júpiter são Kapha.
Como saber qual Dosha é mais forte em seu mapa?
– O Dosha do signo Ascendente e do seu regente (usar apenas as regências tradicionais. Os planetas geracionais são devem ser usados para este propósito).
– O Dosha dos planetas que estiverem próximos a um ângulo do mapa e também o do signo em que se encontram. Por exemplo, Martes em conjunção com o MC traz uma tendência fortemente Pitta para a pessoa e se estiver em um signo Vata (como Aquário), poderá trazer fortemente características Vata-Pitta para a sua consituição física e psicológica. Os planetas próximos (órbita de 4′ no máximo) sempre têm um maior peso em nossas características pessoais, tanto físicas quanto psicoemocionais.
– O Dosha dos signos do Sol, da Lua e também o dosha de seus dispositores. Por exemplo, se tenho o Sol em Câncer (Kapha) e a Lua, que é o seu dispositor, em Peixes (outro signo Kapha), isso certamente trará uma forte influência deste Dosha, em seus aspectos físicos e psicológicos para pessoa.
O melhor é anotar cada um destes posicionamentos e então será capaz de perceber qual é o dosha que mais se repete e que predomina em seu mapa.
O Dosha dos planetas na casa 6, assim como o Dosha do signo que se encontra nesta casa sempre tendem a desequilíbrios. O Dosha dos planetas que fazer conjunção com Saturno (se houver) também tendem a desequilíbrios. É possível, neste caso, agir preventivamente para que fortes tendências de desequilíbrio não venham a se manifestar.
Através do estudo da Astrologia e do Ayurveda, portanto, podemos orientar a pessoa em sua alimentação, estilo de vida, bem como indicar ervas adequadas através da análise do mapa e observação da pessoa. Ayurveda e Astrologia formam uma combinação completa para entendermos e melhorarmos a nossa saúde!
Por Augusta Seewald