Benéficos vs Maléficos no Mapa

Benéficos vs Maléficos
“Maléficos” se refere às forças dificultadoras de nossos mapas, que nos desafiam, e são Marte e Saturno seus principais representantes. Já os “Benéficos”, Júpiter e Venus, são forças facilitadoras, que nos apoiam em nossos caminhos. Por essência, esta é a sua natureza, o que não quer dizer que um benéfico não possa atuar de modo maléfico no mapa, a depender de sua condição, e vice-versa.
Ainda há pessoas que acreditam que os aspectos tensos envolvendo Saturno e Marte em seus mapas são “responsáveis” pelas suas não realizações ou felicidade em determinadas áreas de suas vidas. Maléficos e Benéficos tem funções de igual relevância e quando queremos viver apenas uma destas dimensões, não existe equilíbrio.
❅ Saturno e Marte são forças de oposição em nossas vidas, que têm o propósito de nos fazer acessar os nossos recursos internos, as nossas forças e capacidades, o poder de resiliência que nos leva a persistir e transformar aquilo que não está bem em nossas vidas. Sem esta força que nos mobiliza para o aperfeiçoamento, para o trabalho, é muito difícil concretizarmos os nossos objetivos de vida. Porque para alcançar os nossos sonhos, é preciso paciência, persistência, dedicação.
Mas na sua sombra podem criar excesso de crítica, identificação com as emoções negativas, excesso de esforço, rigidez e, muitas vezes, crenças inconscientes ou conscientes de que as coisas têm que vir pela dor, dificuldades ou perdas.
❅ Júpiter e Vênus são forças de apoio e suporte, que nos lembram que a vida pode ser boa, prazerosa e que podemos retirar um aprendizado de cada experiência de dificuldade que vivemos e que tudo tem um propósito de ser, o que nos ajuda a nos mantermos otimistas e seguirmos sempre em frente.
Mas na sua sombra podem criar na vida da pessoa um excesso de comodismo, falta de disciplina, falta de foco, tendências de auto-sabotagem e de “só fazer o que quer, o que gosta”, o que potencialmente pode levar a grandes frustrações e não-realizações.
Uma breve história… quando comecei a estudar Astrologia, certa vez ouvi um astrólogo comentar sobre um mapa: “o grande fator detrimental deste mapa, é que não há aspectos de grande dificuldade, nem força dos planetas maléficos, é um mapa muito “fácil”…. mas isto não é bom, alguns perguntariam?
Hoje na minha prática, vejo que isto faz todo sentido. Um mapa com muita ênfase de benéficos ou muita ênfase de maléficos pode ser igualmente desafiador na vida da pessoa. Estas duas forças são igualmente importantes na nossa vida.
Uma boa forma de trabalhar estas forças é buscar se conscientizar delas, cultivando tanto um olhar honesto para as nossas “sombras” quanto para aquilo que temos de positivo em nós…equilibrando o esforço com aquilo que nos promove bem-estar…honrando o nosso trabalho mas também saber a hora de pausar…aceitar a luz e sombra que habitam em nós e aceitar que nunca seremos um lado só e que está dualidade é parte de ser humano.
×