Júpiter entrou no signo de Peixes no dia 13 de Maio, onde permanece até o dia 28 de Julho, retornando então ao signo de Aquário, onde fica até o dia 29 de Dezembro. Nesta passagem por Peixes, Júpiter não passará do grau 2’11’’, pois logo entrará retrógrado – já a partir do dia 20 de Junho.
Júpiter rege tradicionalmente Peixes, portanto, encontra-se em domicílio neste signo. Peixes é um signo de grande sensibilidade e benevolência. O elemento Água e a regência de Júpiter traz uma tendência compassiva e altruísta para este signo. A Água representa a conexão com a esfera das emoções e o signo de Peixes representa essa canalização das emoções para um nível mais coletivo.
Peixes está relacionado a casa 12, a última das casas. É a mais etérea e sútil de todas as casas e por isso a mais aberta para conectar-se às dimensões mais profundas da nossa própria consciência e da nossa existência. É uma casa que fala de transcendência – de nós próprios, do nosso ego, das nossas limitações e, por isso, que na Astrologia Védica, é uma casa que fala de Moksha, “libertação”.
Júpiter em Peixes é um posicionamento interessante, nos últimos anos tive algumas clientes com este posicionamento em seus mapas natais que justamente queixavam-se de que nesta área do mapa existia uma grande incerteza, necessidade de entrega e constante resignação. Júpiter em Peixes possuí uma natureza fortemente mutável – a qualidade mutável tem relação com movimento e mudança. Sua natureza é dual e instável. Júpiter em Peixes traz uma energia de que sempre estamos tendo que libertar algo e começar de uma nova maneira. As raízes neste posicionamento nem sempre são firmes quanto gostaríamos.
Júpiter em Peixes pede de nós aceitação às mudanças e, somente quando conseguimos fluir com estas mudanças, experimentamos a dimensão mais expansiva e generosa deste posicionamento.
Onde se encontra o signo de Peixes no seu mapa? esta área da vida estará recebendo a influência do grande benéfico Júpiter, ampliando a sua vista para novas possibilidades, possíveis mudanças, encorajando-o também a aceitar e entregar as coisas da forma como elas vêm, sem criar expectativas e confiando que existe um sentido maior naquilo que nos acontece. Planeta nos primeiros graus do elemento Água estarão recebendo um aspecto positivo de Júpiter – no que a energia destes planetas poderá ser fortalecidas.
Por Maria Augusta