Navamsha – O Mapa do nosso Destino

O Navamsha (D-9) é para a Astrologia Védica o mapa sútil de maior importância. Nava significa nove e amsha significa dividido; este é, portanto, o nono mapa dividido (calculado a partir da divisão de cada signo em 9 partes), que se equivale ao nono mapa harmônico na astrologia ocidental.

O D-9 tem forte ressonância em seus significados com a nona casa do mapa natal e com o planeta Júpiter. Tem portanto relação com o nosso propósito de vida e com a forma com que estamos nos direcionando em nossos caminhos. É o mapa que fala das nossas buscas profundas (das quais nem sempre estamos conscientes) e, por consequência, fala daquilo que estamos manifestando e criando sem perceber. Quando estudamos esse mapa fica claro o por que tomamos determinadas escolhas e caminhos em nossas vidas.A influência deste mapa torna-se cada vez mais aparente com a passagem do tempo.

Hoje em dia, eu não faço mais nenhuma leitura sem fazer uso deste mapa – isso porque o Navamsha é uma grande força invisível que atua por trás dos nossos mapas (que explica muitas das coisas que não estão explícitas em nossos mapas natais). Sua análise enriquece e complementa a interpretação do mapa natal.

O Navamsha é chamado de mapa do destino e do futuro, pois é um retrato de nossas escolhas. Estudar o Navamsha é uma ótima maneira de entender aquilo que estamos atraindo para nosso futuro e podermos, assim, usar o nosso livre arbítrio para manifestar o que de melhor esteja indicado no potencial do nosso mapa. Apesar de oferecer fortes tendências, este mapa não é estático (assim como toda a Astrologia não deve ser vista por uma abordagem fatalista, o que é extremamente prejudicial).

O D-9 tem importância na compreensão de todas as áreas da nossa vida, mas tem uma relação especial com a nossa vida matrimonial e/ou com aquilo a que nos unimos (como um projeto de vida, por exemplo) – é o mapa que fala da busca pela União. É, portanto, também chamado de mapa do casamento. Para os que buscam a vida matrimonial, o Navamsha oferece fortes indicações sobre o parceiro de vida e aquilo que é manifestado junto ao parceiro. O futuro com o parceiro é melhor entendido através do Navamsha do que do mapa natal. A sétima casa do Navamsha (seu signo e regente) assim como a posição do regente da sétima casa do mapa natal no Navamsha darão essas indicações – ainda que esta interpretação possa ser muito mais extensa.

Vênus e Júpiter são os planetas com maior significância na análise do Navamsha. É importante observar como estão posicionados e sua relação com os outros planetas do mapa. Essas relações vão falar muito sobre aquilo que estamos criando e manifestando de bom para nossas vidas – pois estes são os principais planetas benéficos..

O signo Ascendente do Navamsha é um ‘segundo’ ascendente que guia as nossas vidas e esse signo vai falar das qualidades, temas e características essências que marcarão as nossas vidas junto com o Ascendente natal.

Esse é um mapa de grande profundidade e complexidade que pode ser analisado de tantas outras formas. Começar a se familiarizar com seu Navamsha sem dúvida irá trazer uma maior clareza sobre a profundidade do seu próprio caminho de vida. Após descobrir o seu Navamsha, nunca mais você vai deixar de usá-lo….este é um estudo fascinante para uma vida inteira.

Por Augusta Seewald

×