
✻A maior mudança no céu deste ano é, sem dúvida, a entrada de Plutão no signo de Aquário, que acontecerá a partir do dia 23 de Março. Em Junho deste ano ele volta a Capricórnio, signo onde se encontra desde 2008, e só retornará ao signo de Aquário no dia 21 de Janeiro de 2024.
Em Aquário, Plutão fica até 2043, nada menos do que 20 anos!º
✻Plutão tem uma órbita de 248 anos, de forma que só passa por casa/signo de nossos mapas, uma única vez na vida (fica de 11 a 32 anos num signo).
Passamos por longos ciclos de Plutão, e cada um de nós reage aos seus trânsitos de uma forma distinta, o que tem relação com os temas de Plutão e do nosso próprio mapa como um todo.
✻Plutão é um planeta que tem uma órbita excêntrica, sujeita a perturbações caóticas. Em nossos mapas, Plutão intensifica as qualidades e temas associados ao signo/casa por onde passa. As suas deficiências, mas também potencias. Assim, ele pode ter tanto uma natureza benéfica quanto maléfica.
Plutão nos revela o que ainda não havíamos percebido, nos leva a explorar os extremos dentro de uma área de nossos mapas. Plutão nos impulsiona a explorar. Se há algo que não queremos ver ou sentir, Plutão nos levará na direção destas coisas. Plutão age com potência e intensidade. Seu movimento é lento, mas um movimento contínuo (pode ficar anos passando pelos mesmos graus) que vai nos levando para mudanças profundas.
✻Uma forma de entender a ação deste trânsito no teu mapa, é perceber a influência em trânsitos passados. Plutão passou os últimos 15 anos em Capricórnio. Qual foi a influência deste trânsito na área onde se encontra Capricórnio no teu mapa / planetas e ângulos em Capricórnio? Perceba o que foi vivido em relação a Capricórnio nos últimos anos.
Plutão entra no signo de Aquário, um signo de Ar, natureza mental. Ainda num território de Saturno (tal como Capricórnio), mas agora trazendo as suas transformações na esfera da mente, das relações, daquilo que estamos construindo junto aos outros. Na área onde temos Aquário, estamos mais sujeitos a viver grandes renascimentos.