Saturno em Aquário

No dia 22 de Março deste ano, Saturno ingressou no signo de Aquário, signo pelo qual não passava desde 1994. Após entrar em movimento retrógrado, Saturno volta a ingressar em Aquário, agora em movimento direto, num ciclo que se estenderá até o dia 7 de Março de 2023.

Estamos vindo de um ciclo de Saturno em Capricórnio e ingressamos num ciclo de Saturno em Aquário. Tanto Capricórnio quanto Aquário são regidos tradicionalmente por Saturno, ou seja, dispõe de força nestes dois signos, trazendo a estes períodos qualidades mais saturninas – onde os temas associados ao planeta Saturno são mais nitidamente vividos em nossas experiências individuais e coletivas.

Mas a expressão de Saturno em Aquário se difere em muitos aspectos de Saturno em Capricórnio – Aquário é um signo de Ar, enquanto Capricórnio é um signo de Terra. O elemento Terra é orientado para o mundo físico, para aquilo que é real e concreto enquanto Ar é o elemento mais humano, orientado para a criação de novas ideias e para o mundo das relações.

Capricórnio é mais orientado para a construção de estruturas sólidas enquanto Aquário tem a representação da desconstrução de tudo aquilo que por ser tão sólido tornou-se demasiadamente rígido. Aquário reformula, reinventa e inova enquanto Capricórnio sustenta e conserva.

Assim, Saturno em Aquário é menos denso do que Saturno em Capricórnio, nos abrindo para uma experiência mais humana de Saturno, onde os interesses individuais não mais são prevalecentes sobre os interesses coletivos – Saturno em Capricórnio é mais pessoal, já Saturno em Aquário é mais impessoal. Saturno em Aquário é também menos ambicioso do que Saturno em Capricórnio, o que pode ser interessante em nossa atual sociedade, no sentido de nos trazer uma reformulação dos modelos egoístas que vêm prejudicando o bem comum e inibindo um espírito mais colaborativo e humano.

Por Augusta Seewald

×